Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Calculos mais usados no desenvolvimento de uma peça

 No principio de todo desenvolvimento está a "matemática" presente em 95% de todo traçado (normal) de caldeiraria.
Darei aqui os dois principais:

*pi=3,14159265; - utilizado no desenvolvimento de corpo cilíndrico, calcular áreas, volumes entre outros.
*Hipotenusa; - utilizado para obter medidas maiores onde o compasso ou cintel não alcança
Obs: Note que este calculo juntamente com o "pi" substitui todo desenvolvimento de um chapéu chinês. Basta desenhar a metade de um chapéu chinês que ficará igual ou bem parecido com á da figura acima, com isso ache a hipotenusa (h), multiplique a "h" por 2 e em seguida pelo "pi" vc achou a VG (verdadeira grandesa da peça), trace uma circunferência. Em seguida multiplique a base de sua peça representada pela letra "x" (da figura acima) por 2 e em seguida pelo "pi", este resultado será menor que a circunferência da VG, a diferença vc retira e una as postas e estará pronta sua peça.


 Para aqueles que tem auxilo de computador  e de programas como
facilita e muito no desenvolvimento destes projeto, redusindo o tempo de rascunho em aproximadamente em 80%, com isso vc ganha tempo para para melhor trabalhar sua peça.

Qualquer dúvida estarei aqui.....
Abraço!!!




16 comentários:

  1. Para todos, não achou o que está procurando!
    Deixe aqui sua dificuldade e email...
    apartir de março, poderei desenvolver peças pelo AutoCad (DWG) para tirar dúvidas...
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o estes traçados seus servi para calderaria queria saber se vc posta videos de traçados para isolamentos termico.obrigado abrassosss..

      Excluir
    2. o estes traçados seus servi para calderaria queria saber se vc posta videos de traçados para isolamentos termico.obrigado abrassosss..

      Excluir
  2. Ô fera eu quero aprender a fazer uma REDUÇÃO EXCÊNTRICA, QUADRADO PARA REDONDO E CHAPÉU CHINES, tem como vc fazer uma video aula?


    email - msn: Guinho-g9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Redução excêntrica está em fase de acabamento, quadrado para redondo estou editando o texto, provavelmente dia 8 ou 9 deste mês e chapéu chinês já tem postagem e video. http://dicasdecaldeiraria.blogspot.com/2011/02/calculos-mais-usados-no-desenvolvimento.html

    Abraço.....

    ResponderExcluir
  4. eu ainda não sei nada quero aprender alguma coisa com esta oportunidad

    ResponderExcluir
  5. ola alexandre trabalho no ramo a algum tempo,ja vi varias maneiras de traçar um chapéu chines + nenhuma tão pratica,
    espero aprender muito com vc,parabens vc é fera até +++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Suel!!! fico honrrado com os comentário.
      Apesar de meu tempo esta muito limitado, estarei aumentando minhas postagens para auxiliar a todos que procuram ajuda em meu blog...
      Abraços a todos...

      Excluir
  6. olá alexandre,a algum tempo eu fiz uso de um cálculo que facilitava muito na fabricação da curva de gomos,devido a
    faltade exercício acabei me esquecendo,esse cálculo evitava
    esse processo longo demorado sabe ele nos levava direto a
    (piaba)não sei se vc conhece assim + por acaso gostaria de
    saber se vc tem conhecimento do mesmo,talvez pudesse clarear
    minha memória, me passando alguns passos,abraços até +++++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi um caldeireiro francês utilizar esse método.

      Pena que ele não era muito de ensinar.

      Excluir
  7. ola alexandre,gostei muito deste blog,parabéns pelo seu trabalho ajudando a galera,eu tenho a oferecer 10 livros completos do MANUAL DE CALDEIRARIA E DESENVOLVIMENTO DE CHAPAS meu email-lcp.multimig@hotmail.com obgd

    ResponderExcluir
  8. ola amigo, blz, um colega me passou um teste de calderaria, achei muito dificil e disse a ele que não sabia, mas ele não quiz me ensinar as fazer os calculos, tenho o teste gostaria de saber se poderia me ajudar a fazer esses calculos.

    marcos55aurelio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ola alexandre, Veja se pode me ajudar.

    Eu queria aprender o calculo, para planificar um Helicoide, de uma rosca transportadora.

    Por exemplo: Tenho um helicoide com diâmetro de 500 / Passo de 350 / Comprimento de 6 mts / Tubo de 60mm.

    A quantidade eu sei que é comprimento dividido pelo passo, mas e a planificação do Helicoide? Pra saber o diâmetro int. e ext.

    Eu preciso disso pra fazer relação de material aqui no meu trabalho.

    Se puder me ajudar meu email é: daniinho_6@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postem suas dúvidas entre outros....